Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Março 2021 nº78 Ano XVII
Bombeiros: Secretária de Estado Inaugura Quartel

IMG_1443O quartel dos Bombeiros Voluntários de Oleiros foi inauguardo dia 5 de junho, pela Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, depois de ter sido requalificado e ampliado, num investimento de mais de um milhão de euros.

"Criar uma obra destas é fundamental sobre diversos pontos de vista: confere aos que cá estão melhores condições de trabalho e convívio; garante maior nível de operacionalidade; e ajuda a criar condições para os bombeiros se afirmem como um todo do país. São por isso, também, um foco de coesão territorial", disse a Governante.

A Secretária de Estado, na sua intervenção, e respondendo ao pedido do presidejte da direção dos Bombeiros, Albino Caldeira, disse que "no Plano de Recuperação e Resiliência (recentemente apresentado à Comissão Europeia) estão destinados 12 milhões de euros para a aquisição de 90 viaturas, as quais irão ser distribuídas, com rigor, no país".

Patrícia Gaspar classificou o setor dos bombeiros como "fundamental para o país". Recordou ainda 2017: "foi o ano que nenhum de nós queria ter vivido, mas que nos levou a mudar. Esta é uma luta que levarei até onde puder e onde ninguém está a mais. Estamos a reaprender a cuidar dos nossos espaços rurais, a alterar comportamentos. Mas este é um processo que não tem resultados em dois ou três anos. É um caminho longo".
IMG_1408Na sua intervenção elogiou o papel dos bombeiros num período de pandemia:  "o último ano veio por à prova o trabalho que temos feito. Os bombeiros estiveram, 24 horas por dia, no combate à pandemia. E esta é a prova que temos que dar solidez ao sistema de Proteção Civil. Ao nível do Governo não tem sido fácil governar em pandemia. Percebemos que isto teria efeitos na resposta operacional e na saúde financeira das instituições".
Fernando Jorge, presidente da Câmara  considera que os Bombeiros "passaram a ter um quartel amplo e eficiente, em que os carros podem sair sem constrangimentos. Para além da melhoria das condições de habitabilidade, é permitida uma resposta mais célere às solicitações".
O autarca destacou o facto do "município estar sempre disponível para apoiar todas as associações e em especial a AHBVO, a associação mais acarinhada do concelho. As várias direções que passaram por esta coletividade, sempre tiveram no Município um parceiro indiscutível, à semelhança do que sempre ocorreu entre as duas instituições, servindo o interesse público".

As obras foram co-financiadas em 733 mil euros pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) e tiveram o apoio da autarquia e de empresas que se associaram.

IMG_1446Albino Coelho Caldeira, presidente da direção, classificou esta intervenção como "fundamental e necessária". No seu entender, a anterior estrutura não dava resposta às necessidades dos bombeiros.

A intervenção permitiu a requalificação do edifício existente e da zona envolvente. De acordo com Albino Caldeira, "o salão nobre foi reconvertido em três salas de formação. A secretaria, a sala de direção e um espaço que servirá de futuro museu dos Bombeiros foram melhorados, assim como as instalações sanitárias".

Foi ainda construído um novo edifício, onde estão instaladas camaratas para homens e mulheres, com uma capacidade para 37 pessoas, tendo sido construídos novos balneários e sanitários, assim como uma zona para cacifos individuais.

Ainda antes da inauguração foram benzidas pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Armando Esteves Domingues seis viaturas. Na ocasião, aquele oleirense recordou os tempos de juventude em que quando tocava a sirene corria, com os colegas da sua idade, ao quartel para ajudar no que fosse preciso.
Na cerimónia intervieram ainda o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte da Costa (apelou aos bombeiros para que andem sempre seguros. Só é possível dar segurança aos portugueses se vocês estiverem em segurança, disse); o secretário da Liga dos Bombeiros Portugueses, José Requeijo (abordou a questão do voluntariado: O difícil é termos bombeiros voluntários. Estes homens e mulheres precisam de incentivos. Ter 19 novos estagiários significa que a dinâmica e a vida na sociedade é grande. Agora há que fazer tudo para que eles se mantenham, sublinhou); Luís Antunes, comandante dos Bombeiros de Oleiros (mostrou-se satisfeito com as novas instalações e elogiou o esforço de toda a corporação, no dia a dia, e em momentos mais complicados como os vividos nos incêndios florestais); e de José Guedes, do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos - POSEUR (aproveitou a ocasião para referir que este é um investimento concluído, e que a entidade de gestão está a cumprir a sua função).