Concurso de vinhos da Beira Interior
Quinta Vale da Carvalhinha conquista ouro
O vinho tinto Colheita de 2024 da Quinta Vale da Carvalhinha, produzido no Orvalho, conquistou a medalha de ouro no Concurso de Vinhos da Beira Interior. A competição, de provas cegas, foi promovida pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, no passado dia 28 de junho, na cidade da Guarda. Este foi o único vinho do concelho de Oleiros premiado.
Esta foi a primeira vez que a Quinta Vale da Carvalhinha participou na competição. André de Lima Antunes e Cristiana Gaspar, responsáveis pelo projeto, recordam que “decidimos concorrer pela primeira vez, com apenas duas referências, Branco Colheita 2024 e Tinto Colheita 2024, tendo recebido a medalha de ouro no Tinto Colheita 2024. Com três anos de mercado, temos a convicção de que há um longo caminho a percorrer e muitas mais medalhas por alcançar”.
A medalha de ouro vem ao encontro do esforço que a Quinta Vale da Carvalhinha tem vindo a fazer na produção de vinhos de qualidade. Um projeto recente, mas que começou já a dar os seus frutos.
De acordo com a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, o melhor vinho da Beira Interior apresentado no concurso foi o Beyra DOC Beira Interior Grande Reserva de 2022, da Guarda. No distrito de Castelo Branco, coube à Quinta dos Currais (Fundão) conquistar mais medalhas de ouro (3) pelos vinhos Quinta dos Currais DOC Beira Interior Colheita Selecionada Branco de 2022, ao DOC Beira Interior Síria Branco de 2022 e ao Reserva Tinto de 2020.
Para além da Quinta da Carvalhinha e da Quinta dos Currais, receberam medalhas de ouro o Quinta dos Termos Talhão da Serra DOC Beira Interior Reseva Rufete Tinto 2022 e DOC Beira Interior Reserva Alfrocheiro Tinto 2022 (Belmonte), o Quinta da Lourena DOC Beira Interior Tinto 2023 (Fundão), o Adega do Fundão DOC Beira Interior Reserva Tinto 2021 (Fundão), o Quinta dos Alvercões DOC Beira Interior Reserva Tinto 2021 (Covilhã), o Marquês de Belmonte DOC Beira Interior Branco 2023 e o Adega 23 IG Terras da Beira Espumante Bruto Arinto Branco 2021 – este foi o melhor vinho no feminino (Vila Velha de Ródão).