Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Julho 2025 nº95 Ano XXIV
Ministra da Justiça apadrinha candidatura do PSD em Oleiros: Miguel Marques apresenta propostas e Fernando Jorge pede justiça para com a família de Avelino Ferreira

Miguel _marques _jus1A ministra da Justiça, Rita Júdice, apadrinhou a candidatura de Miguel Marques (PSD) à presidência da Câmara de Oleiros. A apresentação encheu por completo o multiusos das Devesas altas, no passado dia 14 de setembro, numa sessão em que o anterior presidente da autarquia, Fernando Jorge, solicitou à Ministra a resolução da atribuição de uma indmenização à família de Avelino Ferreira. O funcionário da autarquia que faleceu a combater um incêndio florestal no concelho, em 2017, e que o Governo de António Costa (PS) não teve em conta para a atribuição de uma indemnização à família, ao contrário do que sucedeu com as famílias de outras vítimas mortais ocorridas nos incêndios desse ano.

Além de Miguel Marques, a lista Social Democrata é composta por Paulo Urbano, Telma Mateus, Filipe Bártolo, Armando Ventura, Sónia Antunes, Natália Salgueiro, Duarte Graça, Camila Lourenço, Nuno Girão e Nuno Marques, sendo mandatário Vitor Antunes.

Miguel Marques - que reforçou também o pedido para que a indemnização à família fosse, de uma vez por todas, atribuída - apresentou os seus eixos estratégicos, que passam pela floresta, saúde, ação social, educação, habitação, turismo, cultura, empresas, empreendedorismo, comércio local e requalificação urbana.

Miguel _marques _jus2O atual presidente da autarquia e candidato pelo PSD à autarquia oleirense lembrou que 80% do concelho é floresta e que esse é um setor decisivo para o desenvolvimento do território, apelando ao Estado para intervir. No seu entender não se pode exigir a pessoas que têm dificuldade em pagar os seus medicamentos que limpem as suas terras. 

Miguel Marques abordou também a questão da Saúde e o facto de se ter trabalhado - num processo iniciado por Fernando Jorge - para que Centro de Saúde tivesse médicos. "Neste momento o quadro está completo e deveremos ser um caso inédito no país, pois praticamente todos os mais de quatro mil utentes têm médico de família".

O candidato social-democrata abordou também a questão educativa. Anunciou o pagamento das refeições escolares a todos os alunos do concelho, e recordou o facto do Município ter sido pioneiro no pagamento dos manuais escolares e das fichas de atividades. Prometeu também prossguir com o Programa Oleiros Educa que tem financiado as propinas aos jovens do concelho que vão estudar para o ensino superior. "Nestes últimos quatro anos investimos 190 mil euros no pagamento das propinas aos nossos estudantes", sublinhou.

 

Economia e nova

zona industrial

 

Na sua intervenção, Miguel Marques anunciou ainda a construção de uma nova zona industrial em Oleiros, a aquisição de instalações empresariais no Orvalho, a conclusão da construção da incubadora de empresas na Zona Industrial de Alverca, e a instalação de um espaço co-working no 1.º piso do Mercado Municipal, numa obra em que já foi assegurado o financiamento de 700 mil euros por fundos comunitários.

Miguel _marques _jus3Ao nível económico, Miguel Marques promoteu apoiar e reativar os pequenos comércios de aldeia, que para além da sua função comercial têm também uma vertente social. 

Numa outra perspetiva, destacou ainda o crescimento do turismo no concelho - em termos de dormidas teve um aumento  de 39%, entre 2019 e 2024 -, e o desenvolvimento da Rede de Artes e Ofícios que está a ser implementada.

Na sessão intervieram ainda Rita Júdice que, recordando o slogan do PSD nas eleições legislativas, pediu aos oleirenses para "deixarem continuar a trabalhar Miguel Marques"; Paulo Urbano, Vitor Antunes (mandatários da campanha), Manuel Frexes (presidente da Distrital do PSD), e Paulino Mendes, candidato à Assembleia Municipal.

 

Candidatos às freguesias

Na sessão foram também apresentados os candidatos do PSD às freguesias. Aqui ficam os cabeças de lista em cada uma delas: Helena Raquel Freire (Álvaro); Carla Chamiça (Cambas); José Jorge Martins (Estreito-Vilar Barroco); Pedro Rato (Isna); Vanessa Ferreira (Madeirã); Ana Lopes (Mosteiro); João Carlos Henriques (Oleiros-Amieira); Herlander Batista Lopes (Sarnadas de São Simão); e Nuno Mota (Sobral - aqui as eleições decorrem na forma de plenário de eleitores). 

No caso da freguesia de Orvalho, o cabeça de lista é António Augusto Martins Simão, que vai em lista independente "Pelo Progresso da Freguesia de Orvalho", que tem o apoio do PSD.

 

Francisco Carrega
Diretor