Casa do Benfica em Oleiros
Shotokan com mais apoio
A Casa do Benfica em Oleiros (CBO) acaba de garantir, por parte da Câmara de Oleiros, um apoio de três mil euros para o Centro de Shotokan, uma modalidade de Karaté, que aquela associação coordena.
Este apoio resulta do facto da Casa do Benfica ter enfrentado, em 2024, custos “adicionais relacionados com deslocações e aquisição de material, despesas estas não contempladas no protocolo de transferência anual firmado com as coletividades do concelho, o que levou o executivo a aprovar este reforço financeiro no valor de três mil euros, aprovado por unanimidade em reunião de Câmara”, justifica a autarquia.
Em nota, o presidente da CBO, Francisco Batista, destaca a importância deste reforço: “chega numa altura crucial, num ano em que a atleta participou em diversas competições, o que exigiu um esforço financeiro adicional da coletividade”. Também, na mesma nota, José Carlos Martins, mestre do Centro de Shotokan de Oleiros, valoriza o apoio da autarquia, sublinhando o impacto positivo para a modalidade, que conta com 28 praticantes em Oleiros, dos 4 aos 66 anos.
No entender do presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques, “os atletas de karaté da CBO, nomeadamente Júlia Martins, têm alcançado resultados de excelência. Aprovamos este pedido de apoio da CBO, não só para colmatar esta necessidade, mas também como reconhecimento pelo trabalho que está a ser desenvolvido. Para além disso, iremos ainda adquirir um novo tapete para o Pavilhão Municipal”.
Recorde-se que Júlia Martins, de 17 anos, integra a Liga Portuguesa de Karaté Shotokan e pratica a modalidade desde os cinco anos. A jovem atualmente frequenta o 12.º ano no Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA) e deixa claro que não abandonará a competição. Em 2024 a atleta conquistou ainda o primeiro lugar no II Open de Karaté Portimão Carlos Santana, o primeiro lugar no IV Open de Karaté da Lourinhã e o terceiro lugar no Open Vila de Cascais.
Em outubro, durante a Fase Regional do Campeonato Nacional Norte e Centro-Norte de Juniores, promovida pela Federação Nacional de Karaté Portugal, Júlia alcançou o segundo lugar do pódio. Além disso, em junho, a atleta conquistou o 2.º Dan (cinturão negro), somando mais um marco ao seu impressionante percurso.
O ano desportivo termina da melhor maneira com a conquista do 2º lugar no European Shotokan Karate-DO Championships – ESKA 2024, na vertente Kata, cadetes femininos, que se realizou entre 22 e 24 de novembro em Gondomar.