Banda da Armada realiza espetáculo
Padre António Andrade em livro e concerto
A história do Padre António Andrade, o primeiro europeu a chegar ao Tibete, foi evocado num novo livro, da autoria de José Manuel Maia, e num concerto realizado pela Banda da Armada. A apresentação da obra e o espetáculo de música decorreram, no passado dia 8 de dezembro, no Multiusos das Devesas Altas, em Oleiros.
As duas iniciativas concretizaram-se no âmbito das comemorações dos 400 anos da exepdição daquele oleirense ao Tibete.
O livro “De Oleiros ao Tibete” é a mais recente obra sobre essa expedição. O autor, José Manuel Maia, é docente, com percurso militar e licenciado em História, e iniciou o seu percurso escolar no concelho de Oleiros.
Miguel Marques, presidente da autarquia, considerou, durante a apresentação, que este trabalho “acrescenta mais conhecimento ao que sabemos sobre esta epopeia fantástica com o objetivo de difundir o cristianismo, neste caso, no Tibete”.
O livro tem edição do Município de Oleiros e conta com os apoios da Companhia de Jesus e da Academia das Ciências de Lisboa, podendo ser adquirido no Posto de Turismo de Oleiros ou na Biblioteca Municipal.
Terminada a apresentação do livro, realizou-se o concerto da Banda da Armada, dirigida pelo segundo-tenente Samuel Filipe. Perante cerca de 500 espectadores, o concerto incluiu ainda a interpretação da marcha “Oleiros Terra Altaneira”.