Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Agosto 2024 nº91 Ano XXIII
Protótipo apresentado em Oleiros
INEGI apresenta sistema para avaliar saúde dos bombeiros em situação de combate

InegiO Instituto da Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) apresentou em Oleiros um protótipo de um sistema para monitorizar a saúde dos bombeiros em situação de combate ao fogo na floresta.
O protótipo foi apresentado pela primeira vez ao público, no passado dia 10 de dezembro, em Oleiros durante o workshop “Combate aos incêndios rurais: Da exposição à segurança dos bombeiros”, que decorreu no pavilhão multiusos das Devesas Altas.
O sistema foi apresentado pelos alunos Tatiana Teixeira e Pedro Prata, este último com origens familiares na freguesia de Álvaro, pelo professor Mário Vaz. Citado em nota pela autarquia o docente explica que “o sistema pode gerar alertas que indicam que determinado membro da corporação no terreno está num estado de exaustão física extremo, aconselhando o comandante a evacuá-lo”.
Na mesma nota aquele responsável adianta que “num cenário de combate a incêndio os alertas são gerados com base em categorias de esforço pré-estabelecidas, que definem os vários níveis de fadiga, e em conformidade com parâmetros normativos”.
Alunos e professor recordam que o dispositivo está em desenvolvimento “desde 2018, com financiamento total da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) até ao final deste ano”. Neste momento os investigadores aguardam uma resposta positiva da FCT.
Para o comandante dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, Luís Antunes, “é sempre muito gratificante poder participar com aquilo que tenha a ver com o reforço de proteção para os operacionais. Mesmo sendo esta uma corporação de pequenas dimensões foi um orgulho muito grande participar no desenvolvimento deste projeto e nos estudos que ainda não terminaram”. Aquele responsável lembrou que “no teatro de operações, no combate a incêndios tão difíceis como os que temos enfrentado, os bombeiros chegam ao estado de exaustão sem se aperceberem”.
Presente na cerimónia, Miguel Marques, vice-presidente da autarquia, considera que estando Oleiros num território muito afetado pelos incêndios florestais, “não poderia deixar de estar na linha da frente daquilo que nos parece ser um projeto inovador, que irá, acredito, revelar-se de uma grande utilidade para os nossos bombeiros. Daí a nossa disponibilidade em apoiar, do ponto de vista logístico, no desenvolvimento de estudos que ainda são necessários”, acrescentou ainda Miguel Marques.
A iniciativa teve como oradores Xavier Viegas, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, José Torres da Costa, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Gilda Santos, do CITEVE.