Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Em Oleiros
Cinco mil euros de apoio para quem fixar residência

Miguel Marques 1Quem fixar residência no concelho de Oleiros poderá receber um apoio da autarquia de cinco mil euros. A verba será idêntica para o apoio ao nascimento e à primeira infância. Segundo apurámos, a acrescentar a estes apoios surgem também os reembolsos até 100% do valor de propinas, sendo que neste caso podem candidatar-se cidadãos que tenham recenseamento ou residência em Oleiros há pelo menos três meses”.
As condições de elegibilidade também foram alargadas. Assim, “no apoio à fixação de residência foi alargada a idade dos beneficiários abrangidos (45 anos ou a soma das idades dos cônjuges seja igual ou inferior a 90 anos)”. Contudo, “os cidadãos que tenham vendido casa no Concelho nos últimos 36 meses, ficam excluí-
dos”.
Já no que respeita à medida para fixação de residência, “o apoio de cinco mil euros passa também a contemplar a construção e reconstrução, bem como à aquisição de habitação própria e permanente”.
Por sua vez, “o apoio de 5 mil euros ao nascimento e à primeira infância corresponde ao reembolso das despesas com crianças. É dirigido a todos os bebés até aos 18 meses de idade (inclusive) e para adotados até 5 anos de idade. Os progenitores devem ter residência fixa permanente e efetiva em Oleiros há pelo menos 3 meses”.
A autarquia explica que as candidaturas podem ser feitas junto do Município mediante o preenchimento dos formulários disponíveis na página de internet. O vice-presidente da Câmara, Miguel Marques, refere em nota enviada à nossa redação, que “que não há como fugir à realidade (desertificação) que afeta o interior do nosso país. Nesse sentido, decidimos dar um maior estímulo a estas medidas de apoio social porque fixar pessoas no Concelho conduz, necessariamente, ao crescimento económico que todos queremos para a nossa região”.
Apesar da aprovação, aquele responsável explica que as medidas agora aprovadas não terão impacto a curto prazo. “A atração de pessoas para o interior do país, como Oleiros, leva o seu tempo e deve ser acompanhada por outros apoios da Administração Central para que tudo se conjugue”, diz.
A “nível concelhio estarmos a fazer o nosso caminho no sentido de conjugar a fixação e crescimento das famílias com um alívio dos orçamentos familiares e melhorar, significativamente, a qualidade de vida de quem queira fixar-se em Oleiros, sem nunca esquecer aqueles já cá residem”, acrescenta Miguel Marques.
Já no apoio “aos jovens, haverá reembolso de 100 por cento das propinas no Ensino Superior, tratando-se de licenciaturas, mestrados e doutoramentos, estando abrangidas todas as universidades públicas”, diz a autarquia.