Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Grandes opções do plano
Câmara de Oleiros aprova orçamento de 14 milhões para 2023

ExecutivoA Câmara de Oleiros aprovou, em reunião de executivo, por maioria (votos favoráveis do PSD e a abstenção do movimento “Mais Concelho de Oleiros”, o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2023 no valor de 14 milhões 646 mil 045 de euros. O documento, segundo o executivo municipal “assume os princípios-base nos quais assentou a gestão municipal dos últimos anos: a transparência, o rigor e o cumprimento dos compromissos assumidos com os cidadãos”.
A aposta na área social é um dos aspetos que sobressaiem do documento, no entender do autarca, Fernando Jorge, o qual, em nota enviada ao Oleiros Magazine adianta que esse “foi o que anunciámos quando tomámos posse e neste segundo ano de exercício, já teremos algumas concretizações neste sentido, mas é claramente um trabalho para continuar”.
Nesta perspetiva, a Câmara “continuará a apoiar as crianças e jovens, pagando as propinas a todos os alunos residentes no Concelho que frequentem o Ensino Superior. Serão mantidos os apoios à natalidade e à fixação de residência no Concelho. Também as instituições de solidariedade social continuarão a merecer atenção.
O autarca pretende dar continuidade a estratégias de fixação de empresas e criação de emprego. Na mesma nota, Fernando Jorge
diz que “estando em desenvolvimento um elevado nível de investimento em projetos e obras, eventos e ações de múltiplas tipologias, o ano de 2023 assume, a ambição do desenvolvimento e do crescimento no quadro do aproveitamento de verbas comunitárias de fundos comunitários do Portugal 2020, do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Portugal 2030. Por isso ficaram algumas rubricas em aberto, para a possibilidade de podermos captar fundos para a execução de projetos e programas”.
No que respeita a obras, o orçamento contempla “intervenções na rede viária, com pavimentações e calcetamentos por todo o Concelho, a construção da Incubadora de Empresas na Zona Industrial de Alverca (Centro de Incubação e Desenvolvimento de Empresas de Oleiros - CIDEO) e a qualificação urbana”. A construção de habitação a custos controlados é outra aposta. Para além disso, serão construídos mais pontos de água para a prevenção e combate aos incêndios. No domínio da floresta, a aposta será feita nos Condomínios de Aldeia e nas Áreas Integradas. Outra área que a autarquia sublinha é o o turismo, como factor de desenvolvimento económico do concelho.
O documento terá que ser agora discutido e votado em Assembleia Municipal.