Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Cultura
Rota do linho em formato online

Exposicao_Linho.jpgA Câmara de Oleiros realizou, dia 19 de dezembro, já depois do fecho do nosso jornal, a Rota do Linho, inscrita no projeto Beira Baixa Cultural.
Este roteiro temático foi exibido em streaming, através de três momentos, os quais possibilitarão um maior alcance desta iniciativa, novas leituras em torno de um itinerário conceptual e um entendimento diferenciador sobre uma tradição com fortes raízes na matriz identitária concelhia.
Este ano a iniciativa constituiu também uma forma de homenagear Augusto Matos, autor dos desenhos do ciclo do linho.
A iniciativa esteve dividida por três momentos. O primeiro decorreu de manhã, e permitiu aos visitantes virtuais percorrerem um itinerário temático dos centros interpretativos dedicados ao linho, os quais foram entretanto criados com este projeto, numa viagem virtual com bastante interatividade.
No segundo momento, ao início da tarde, os visitantes percorreram as 15 fases que constituem "As voltas do linho", numa interpretação de Márcio Cabral, que recorre aos sons do acordeão e ao cancioneiro regional. Esta serve-se ainda de outras leituras, como uma cenografia interpretativa baseada na série pictórica da autoria de Augusto de Matos que ilustra o itinerário da produção artesanal do linho, desde a sementeira à elaboração das tão afamadas peças tecidas nos teares do concelho.
A terminar a jornada temática, ao final da tarde, foi apresentada uma exploração musical e audiovisual e recorrendo uma vez mais à originalidade, completou-se um roteiro que pretende valorizar a cultura, a história e os costumes do território. Com interpretação dos Senza, esta foi uma viagem intimista pela memória sonora e visual associada à tecelagem.
Recorde-se que a iniciativa se enquadra no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural, o qual é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020, sendo promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e pelos municípios que a constituem, como o de Oleiros.