Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Dezembro 2019 nº73 Ano XV
Naturtejo
Irlanda do Norte visita Oleiros
IMG_20191121_162542.jpgO concelho de Oleiros recebeu, no passado dia 21 de novembro, uma delegação de cinco representantes da Irlanda do Norte. A visita pretendeu preparar eventuais projetos de cooperação para o desenvolvimento rural com os municípios do Geopark Naturtejo. 
Os dois territórios têm em comum pertencerem a geoparques da Unesco, no caso da Irlanda as Grutas de Marble Arch e de Oleiros, o Geopark Naturtejo. A comitiva foi composta por Diana Armstrong, Adam Gannon, Paul Robinson e Thomas O'Reilly, responsáveis pelo ambiente, recursos e comunidade do governo de Fermanagh e Omagh, assim como Kieran McCrory, diretor de Turismo e Desenvolvimento Económico. 
Os representantes de Fermanagh e Omagh tiveram um pequeno-almoço de boas-vindas e reunião com o Município no S. Torcato Moradal, seguida da visita à destilaria Sertã Velha com o intuito de apresentar um produto endógeno em expansão: o medronho (e os seus sub-produtos). 
Em nota enviada ao nosso jornal, o Município explica que a "visita continuou no Vale de Moses, um projeto diferenciador que captou a atenção da comitiva pelo empreendedorismo e sustentabilidade. A gastronomia é também um ponto forte da região, e foi devidamente enaltecido na Adega dos Apalaches que permite demonstrar a forma tradicional de cozinhar, nomeadamente o cabrito estonado em forno a lenha. A visita terminou no Posto de Turismo com uma troca de lembranças e uma breve explicação de outros projetos que são exemplo de boas práticas e que poderão vir a participar em projetos de cooperação".