Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Dezembro 2024 nº93 Ano XXIII
Cambas
Artesão dá nova vida à antiga escola da Pisoria

CambasA antiga escola primária da Pisoria ganhou uma nova vida. A autarquia oleirense requalificou-a e cedeu-a ao artesão Luís Pinheiro, para que aí possa instalar o seu ateliê. Residente naquela aldeia vai para dois anos, Luís Pinheiro desenvolve a sua arte através da pedra e do ferro, e a oportunidade de poder usufruir de um espaço totalmente renovado é uma mais-valia não só para o artista, mas também para a aldeia.
Para além da oficina e do trabalho de Luís Pinheiro, a antiga escola primária é composta por duas salas, uma para oficina e outra para exposição das peças, irá acolher atividades como workshops, visitas guiadas e exposições.
Camabs1A cedência da escola primária faz parte da estratégia que o Município tem vindo a adotar. Por um lado recupera e requalifica antigas escolas e espaços de aldeias do concelho, por outra dá-lhes uma nova vida apostando na instalação de artesãos, criando aquilo a que o presidente da autarquia chama de Rede de Artes e Ofícios. São exemplos desta estratégia a cedência das antigas escolas primárias da Frazumeira (Álvaro) à Associação Coletivo Zêzere, e a da Foz do Giraldo (Orvalho) ao joalheiro francês Mathieu Gallois.
Miguel Marques explica que o objetivo da Rede de Artes e Ofícios passa por “valorizar os artistas locais e atrair novos artesãos, que se têm fixado no concelho”.
A assinatura do contrato de comodato, decorreu no dia 25 de junho, na escola requalificada pelo Município, com a presenças do Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, o Vice-Presidente, Paulo Urbano, o Vereador Filipe Bártolo e o executivo da Junta de Freguesia de Cambas.