Obra de Siza Vieira impõe-se na serra do Moradal
Miradouro de Siza é âncora para o concelho
O Miradouro do Zebro, desenhado pelos arquiteto Siza Vieira, será “âncora para o turismo no concelho”. A opinião é do presidente da autarquia oleirense, Miguel Marques. Durante a inauguração daquela estrutura situada na Serra do Moradal, e perante o Secretário de Estado do Turismo, aquele responsável realçou a visão estratégica do seu antecessor, por ter lançado o desafio a Siza Vieira. A cerimónia decorreu no dia 25 de Abril.
Fernando Jorge, ex-presidente da Câmara de Oleiros, lembra que este é um projeto diferenciador e que trará muitos visitantes ao concelho. “Esta foi uma obra que idealizei para valorizar o nosso território. É única no mundo”, sublinhou.
Com um investimento de 572 mil e 274 euros da autarquia oleirense, a obra teve o apoio de fundos comunitários, através do programa Centro2020. O novo miradouro é composto por uma plataforma de planta circular de 15 metros de diâmetro, fixada na rocha, com vista panorâmica, instalada a 30 metros do solo e a 150 metros desde o fundo do vale.
Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, realçou a mais valia que esta obra pode trazer para o concelho, através da captação de turistas e pela consequente dinamização económica. Na mesma linha, Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, considerou o espaço “de visita obrigatória”. Aludiu ainda ao facto da obra ter tido apoio de fundos comunitários. “Não foi na sua totalidade, mas quem sabe ainda poderá ser um pouco mais apoiada”, disse.