Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Praia tem qualidade de ouro
Área de lazer de Cambas tem mais encanto

Cambas Praia Fluvial TEXTO GRANDEA área de lazer da Praia Fluvial de Cambas tem sido destino e ponto de paragem para cada vez mais pessoas. O espaço natural, envolvido em árvore e relva, que se renova todos os anos depois da descida do nível do Rio Zêzere, tem uma Praia Fluvial, com galardão de “Praia com Qualidade de Ouro” pela Quercus.
Mas é a área envolvente que torna este local ainda mais apetecível pelas sombras que as altas árvores proporcionam, pelos bancos de merendas disponíveis e o sossego que ali permanece. Na relva pratica-se desporto e as crianças dão asas à imaginação em segurança.
A Junta de Freguesia de Cambas vedou parte da área de lazer da Praia Fluvial a fim de impedir a entrada de viaturas. Pretende-se, desta forma, preservar a qualidade da zona de relva e permitir que seja frequentada apenas pelos visitantes.
No que toca às viaturas e autocaravanas (são cada vez mais os viajantes que estacionam por alguns dias), está criada uma zona de estacionamento.
A Junta de Freguesia não tem dúvidas que a zona da Praia Fluvial se tornou uma “sala de eventos ao ar livre”. Só isso explica, continua, “o facto de estar a ser procurada por cada vez mais organizações ou pessoas”. Com um bar aberto durante os meses de verão, recipientes para depósito de lixo, a Junta diz estar empenhada em melhorar as condições do espaço. “A Câmara Municipal construiu, com o nosso apoio, um percurso em passadiço de madeira até um antigo moinho reabilitado junto à ribeira que desagua no rio. Foi assim criado mais um atrativo na Praia Fluvial e recuperado um património que está muito ligado à história da Freguesia”, frisa a autarquia que adianta: “Mais ideias estão pensadas para esta zona de lazer que de uma forma natural tem cada vez maior procura”.
Neste verão e pelo segundo ano consecutivo, realiza-se na Praia Fluvial de Cambas, com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Oleiros, o Mercado do Xisto, organizado pela Associação Coletivo Zêzere. O evento junta artesãos locais e estrangeiros e regista cada vez mais público. O mercado, no qual são vendidos produtos artesanais e naturais, tem um programa paralelo de animação diferente de edição para edição. Os números de expositores também cresceram, atingido atualmente a meia centena.  
A organização faz questão de convidar um grupo local no sentido de dar a conhecer a cultura local. No Mercado de Xisto de julho atuou na zona de lazer o coro da Sociedade Filarmónica Oleirense no recinto. As próximas edições estão agendadas para os dias 19 e 20 de agosto, 16 de setembro e 21 de outubro.  
Em julho e pela terceira vez consecutiva, um grupo de amigos “motards” que participam individualmente em provas não só em Portugal, como em Córsega, Palma de Maiorca, Marrocos, Balcãs, entre outras, fizeram ali o convívio anual.
“Como somos de várias zonas do país este acaba por ser um sítio geograficamente ideal”, diz Miguel Sena, o organizador deste convívio de amigos.
O motociclista destaca as qualidades da Praia Fluvial de Cambas: “o sossego, a privacidade, zona pacífica, tranquila, o pessoal adora. Este ano até temos mais gente a participar do que nos outros anos, sinal de que gostam e convencem outros amigos a vir”.
Em 2024, diz Miguel Sena, “vamos de novo contactar a Junta de Freguesia porque queremos regressar, este local é espetacular”.
Também neste verão, já por ali passaram num dos dias das Férias Desportivas de Oleiros, cerca de 120 crianças. A zona de lazer encheu-se de propostas de divertimento com insufláveis e jogos de aventura.