Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
André de Lima Antunes é o médico coordenador
Médico de Orvalho coordena Volta a Portugal

Andre De Lima Do Orvalho 1Chama-se André de Lima Antunes e é o médico coordenador da Volta a Portugal em Bicicleta, que está na estrada entre 4 e 15 de agosto. Natural de Orvalho, no concelho de Oleiros, é responsável pela De Lima Antunes HealthCare Services, a empresa que vai participar na prova em parceria com o Grupo Lusíadas Saúde, e que já prestou serviços médicos em outras provas desportivas de ciclismo profissional.
Citado em nota enviada ao Oleiros Magazine pela autarquia, André de Lima Antunes explica o facto de se encontrar “a desempenhar a função de médico de provas de ciclismo profissional noutras organizações e o feedback que foi sempre transmitido foi muito positivo. Acabei por ser abordado e decidi aceitar o desafio de liderar a equipa médica do maior evento desportivo de verão em Portugal, algo que sempre ambicionei apesar de ter em mente a responsabilidade que tal situação acarreta”.
A Volta é organizada pela Podium Events que tem um acordo com a Federação Portuguesa de Ciclismo, e tem uma meta volante na terceira etapa entre a Sertã e a cidade da Covilhã, num percurso que abrange a freguesia de Orvalho, onde há um Prémio de Montanha.
“É sempre bom para a aldeia do Orvalho ter algum tipo de Ciclismoprotagonismo numa prova como esta que vai até à porta das pessoas e que não é preciso pagarem bilhete. Este Prémio de Montanha no Orvalho é de 4ª categoria, não vai adicionar nenhuma dificuldade extra ao esforço dos atletas, eles já estão treinados e habitua-
dos a diferenças de altimetria bem piores como por exemplo no final da etapa desse dia, a 7 de agosto, que termina no alto da Serra da Estrela, na Torre, a 1991 metros de altitude”, esclarece na mesma nota o médico.
A experiência de André de Lima Antunes no veio velocipédico nacional é reconhecida e a sua presença tem sido assídua em inúmeras provas desportivas de ciclismo nacional, como a Volta ao Alentejo, Volta a Portugal do Futuro, Grande Prémio O Jogo, Grande Prémio Joaquim Agostinho, Grande Prémio Douro Internacional, ou Campeonatos Nacionais.
O facto de ser o médico coordenador da Volta levou a que André de Lima Antunes procurasse os Bombeiros Voluntários de Oleiros: “decidi contar com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Oleiros e de Coimbra porque são duas corporações que estão treinadas na emergência pré-hospitalar por dois motivos diferentes: a Corporação de Oleiros acaba por estar a meia distância entre Castelo Branco e Coimbra e tem que conseguir dar resposta a muitas situações por vezes complicadas; e a Corporação de Coimbra devido à grande área de população que serve e ao elevado número de ativações que recebem diariamente”.
André de Lima Antunes trabalha no Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, mas sempre que pode volta à sua terra. “É algo que faço com alguma frequência, pelo menos uma vez por mês, até porque faço questão de visitar as minhas duas avós ainda vivas com 88 anos, e de seguir por perto um projeto familiar de vitivinicultura que estamos a desenvolver, a Quinta do Vale da Carvalhinha”, conclui na mesma nota.