Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Bloco de Notas apresentado na Feira do Pinhal

Afonso Carrega 1Afonso Carrega, 17 anos, apresenta esta sexta-feira, pelas 18H30 no palco Raízes na Feira do Pinhal, em Oleiros, o seu primeiro livro de poesia.

"Bloco de Notas" foi escrito no telemóvel e começou a ser preparado durante o último confinamento, quando o aluno, então no 10º ano de escolaridade na Escola Secundária Nuno Álvares (Castelo Branco), realizou um trabalho para a disciplina de Português.

Com a chancela da RVJ Editores, "Bloco de Notas" tem o prefácio do poeta António Salvado, o posfácio de Maria de Lurdes Gouveia Barata, e a nota de abertura de João Ruivo.

Todos os poemas são acompanhados de ilustrações de Joaquim Picado e Florinda Baptista.

A apresentação será feita pela docente do ensino superior, Maria de Lurdes Gouveia Barata e a escolha de Oleiros está relacionada com o facto do autor estar ligado ao concelho através do Oleiros Magazine, uma publicação de que é colaborador.

Afonso Carrega, hoje no 12º (na área de Economia), escreveu este seu primeiro livro a partir do telemóvel. "É-me mais fácil. Quando tenho inspiração escrevo logo. Às vezes acontece quando saio de uma aula, ou numa outra situação", explica enquanto lembra que as novas tecnologias estão muito presentes na sua vida. "Aprecio estar na internet e todo o tipo de conhecimento. Gosto de música, de tecnologia e... de tudo o que um adolescente gosta", acrescenta.

Neste seu primeiro trabalho literário, o jovem poeta coloca nos seus textos a ironia, o humor, o amor e os sentimentos."Os meus poemas resultam muito da inspiração, mas depois todos são trabalhados e melhorados".

A obra já foi apresentada em Castelo Branco e em Lisboa.