Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Agosto 2021 nº79 Ano XVII
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
Fases intermunicipal e nacional

cnlNo dia 14 de abril, realizou-se, na Biblioteca Escolar do Agrupamento, a prova escrita de fase intermunicipal do CNL, pois devido à pandemia os alunos não puderam deslocar-se a outras escolas/bibliotecas. Este ano, a prova intermunicipal foi organizada pela Biblioteca Municipal de Castelo Branco.
Participaram 13 alunos dos vários níveis de ensino do AEPAA, num conjunto de cerca de 80 alunos da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, através do google formulários.
Os 5 alunos mais pontuados de cada nível de ensino ficaram apurados para a prova oral que ocorreu no dia 21 de abril. No nosso agrupamento, ficaram apuradas as alunas Ana Rita Mendes Alves, da turma do 4.º ano da EB1 de Oleiros, e Inês Mafalda Lourenço, da turma A do 5.º ano, que conseguiram passar à prova oral.
A prova oral consistiu na leitura expressiva de um excerto da obra literária estudada e a apresentação de argumentos sobre a temática da obra.
As nossas duas representantes ficaram classificadas em 1.º lugar em cada um dos níveis de ensino e passaram à prova escrita da fase nacional, o que irá permitir à Biblioteca Escolar receber prémios monetários para aquisição de novos livros para a coleção.
O agrupamento e o concelho de Oleiros estiveram representados, mais uma vez, na fase nacional desta festa da leitura.
A fase nacional do CNL é constituída por uma prova escrita que decorreu no dia 19 de maio, online, e uma prova oral, em Oeiras, presencial, no dia 5 de junho.
 Infelizmente nenhuma delas esteve presente na prova oral, mas a sua prestação foi fantástica. O empenho e a dedicação destas alunas aos livros e à leitura é de louvar, bem como os resultados que alcançaram.
A prof.ª bibliotecária agradece o tempo que as alunas dedicaram à preparação para esta atividade. É a prova de que o trabalho árduo compensa...
O agrupamento espera que muitos outros sigam o exemplo e que, no próximo ano, muitos se inscrevam na 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.