Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Projeto sensibiliza para a solidariedade e ecologia
A minha escola planta esperança

plantar_escola_oleirosAs turmas do 9.º ano e alguns alunos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria juntaram-se à Associação Make-a-Wish, uma ONG que tem como missão realizar desejos de crianças com doenças graves. Desta colaboração nasceu a ideia de perguntar aos colegas como é que a nossa escola poderia criar esperança. As turmas do Agrupamen-
to responderam entusiasticamente com palavras, desenhos e colagens. Estas reflexões dos nossos alunos deram origem a uma exposição que assinalou o Dia Mundial dos Desejos. Por esses dias, Oleiros encheu-se de estrelinhas azuis na lapela de todos os que quiseram contribuir para esta causa. O resultado desta iniciativa totalizou 1160,00€ que foram entregues à Make-a-Wish e que ajudaram a realizar os desejos do Afonso, uma criança de 6 anos que tinha o sonho de conhecer o Pizzi assim como a Mia, de 12 anos, cujo maior desejo era ter um telemóvel com capacidade de tirar boas fotografias e fazer os seus vídeos.
Plantámos esperança nas crianças Make-a-Wish, mas plantámos também esperança nos alunos que dinamizaram este projeto. “Dizía-
mos que ninguém ajudava sem receber em troca, mas estávamos enganados. Foi muito bom conhecer o Afonso e ver como estava feliz com o que nós fizemos”, dizia uma aluna, enquanto os colegas pediam à professora para repetir o projeto no próximo ano.
Num concelho com um historial tão dramático de incêndios, os desejos dos nossos jovens passam também por uma região mais verde e viva. Por isso, quisemos continuar a criar esperança e pedimos a colaboração da Câmara Municipal para tornar a nossa escola mais verde. No último dia do ano letivo plantámos azereiros, medronheiros e oliveiras, porque acreditamos na valorização da floresta autóctone e diversificada como caminho de esperança.