Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Agosto 2021 nº79 Ano XVII
AIGP do Caniçal com contrato assinado

oleiros_junta2A Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira assinou, no passado dia 19 de julho, o protocolo relativo ao programa programa das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP). O acordo foi rubricado pelo presidente da Freguesia, Antíonio Antunes, conforme nota enviada por aquela Junta ao Oleiros Magazine.
Na cerimónia de apresentação da componente Florestas do Plano de Recuperação e Resiliência e foram assinados dos 47 contratos-programa das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), no Centro de Meios Aéreos da Pampilhosa da Serra.
O evento contou com a presença Primeiro-ministro, António Costa, e do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes.
Esta AIGP diz respeito à primeira, que se pretende implementar na freguesia de Oleiros-Amieira, envolvendo uma área de 2131,32 héctares. Na mesma nota é explicado que "esta Área situa-se a sudeste da freguesia, fazendo fronteira com o Concelho de Proença-a-Nova. Tem como limites a Serra do Caniçal e a Serra das Mougueiras e é serpenteada pelas emblemáticas Ribeira da Roda e Ribeira do Caniçal. Esta rede hidrográfica poderá constituir um elemento de compartimentação do espaço e servir de assento a áreas de valorização ambiental com objetivos de proteção e conservação".
A AIGP tem como principais objetivos: a promoção do investimento, aumento da produtividade agroflorestal do seu território e da rendibilidade dos seus proprietários; transformação da paisagem atualmente existente, promovendo a sua diversificação; aumento da sua resiliência contra incêndios, sustentabilidade e coesão territorial. O investimento inicial previsto ascende a cerca de seis milhões de euros de comparticipação do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
Os contratos-programa foram assinados entre a Direção-Geral do Território, o Fundo Ambiental, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e os Município e Entidades Envolvidas.