Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Agosto 2021 nº79 Ano XVII
Margens da Ribeira de Oleiros vão ser requalificadas

ribeiraAs margens da ribeira de Oleiros vão ser requalificadas com o recurso a fundos comunitários. A aposta passa por garantir melhores condições de mobilidade e de lazer. A candidatura da autarquia de Oleiros "Valorização do Património Natural da Ribeira de Oleiros", no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro - CENTRO 2020, foi aprovada". O investimento total será de de 344 mil 527 euros e a comparticipação dos fundos europeus é de 230 mil euros.
Segundo o Oleiros Magazine apurou "numa primeira fase, prevê-se a beneficiação das condições de acessibilidade e segurança do percurso pedonal 'À Descoberta da Ribeira', através da instalação de passadiços"
Com esta medida pretende-se garantir que "quem tenha mobilidade reduzida possa percorrer aquele corredor verde entre a Ponte Grande da Torna e a Praia Fluvial de Açude Pinto".
O projeto prevê que aquele espaço possa ser utilizado ao longo de todo o ano, estando previstas a instalação de plataformas para pesca desportiva e para a observação e contemplação da fauna e flora; mas também de papeleiras e bancos em locais estratégicos, e a colocação de QR Code nos painéis interpretativos existentes, entre outras mais valias.
Na segunda fase do projeto vai ser desenvolvido um programa de dinamização e sensibilização para a conservação e valorização do património.
Em nota, o Município revela que esta intervenção "tem como finalidade promover a conservação e valorização do património cultural e natural, enquanto instrumentos para a sustentabilidade - deverá arrancar no final do 3.º trimestre de 2021".
Recorde-se que esta valorização é cofinanciada pela União Europeia, através dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento e pelo Estado Português, no âmbito do Portugal 2020 - CENTRO 2020.