Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Agosto 2020 nº75 Ano XVI
Editorial
Escola pequena, alma grande!

Sim, somos uma pequena escola, um pequeno Agrupamento de Escolas do interior. Temos poucos alunos, poucos funcionários e poucos professores.
Somos um dos reflexos de políticas erradas ao longo de décadas.
Sim, é por falta de medidas certas e por causa de medidas erradas que o país está como está: dividido, desigual, inclinado e desequilibrado.
O meu sonho, a minha luta, (a minha ilusão?) é tentar impedir que o nosso território seja, em poucos anos, pouco mais do que uma reserva de caça ou um imenso eucaliptal despovoado.
Voltemos à Escola. Somos, de facto, um pequeno grupo, quase insignificante e sem relevo no total nacional.
Coisa diferente é cada um de nós: E cada um de nós não é, não pode ser, pequeno na ambição, no saber, e na capacidade de pensar, de decidir e de agir.
Se a escola não se afirmar pela dimensão, pelo número de turmas e de alunos, que seja capaz de se afirmar pela grandeza das suas ideias e ideais, pela procura da excelência, pelo brio e sentido de responsabilidade de cada um, pela qualidade do ensino, pela capacidade de cumprirmos os nossos deveres, ao mesmo tempo que lutamos pelos nossos direitos. Aí, conseguiremos uma Grande Escola, mesmo sendo uma escola pequena. Por outras palavras, "ESCOLA PEQUENA, ALMA GRANDE!".
Sou, por poucos meses, diretor deste agrupamento de escolas. Pouco mais poderei fazer do que deixar este comentário. Se cada um de nós (alunos, pais, encarregados de educação, funcionários, professores, autarcas) fizer bem a sua parte, se cada um ajudar em vez de apenas criticar, teremos a nossa escola por muito tempo. Está nas nossas mãos.

Fernando Dias