Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Agosto 2020 nº75 Ano XVI
22 de maio
Dia da Biodiversidade em Oleiros

IMG_Junta_de_Freguesia_Oleiros_Amieira.JPGNo dia 22 de maio, comemorou-se o Dia da Biodiversidade e alguns alunos do AEPAA quiseram agradecer à mãe Terra tudo o que ela nos dá e que nos permite viver e florescer enquanto seres humanos.
Para isso, convidaram a Junta de freguesia de Oleiros e Amieira a recebê-los para fazer um minuto de silêncio pelo nosso planeta, agradecendo-lhe tudo o que faz por nós e alertar para a importância de adotar modos de vida sustentáveis e preservar a vida das gerações futuras.
Para que este dia não fosse esquecido, os alunos do 5.ºA construíram, com a ajuda do professor de EVT e Cidadania, um móbile com tsurus para oferecer a esta junta de Freguesia. Aproveitando revistas velhas, restos de fios e pequenos ramos da poda de árvores o móbile foi tomando forma.
A turma do 7.º A também participou nesta atividade com a ajuda do professor de Cidadania e entregou o seu móbile de Tsurus à Direção do Agrupamento, para lembrar que também na escola é possível fazer alterações a pensar no bem-estar do planeta.
Tsuru é uma ave sagrada do Japão. A lenda diz que os tsurus podem viver até mil anos e, por isso, eles representam a longevidade, simbolizando ainda a felicidade, a saúde, a sorte e a paz.
Diz a lenda japonesa que se fizermos 1000 tsurus, usando a técnica do origami, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá realizar-se.
Este ano, oferecendo um móbile de tsurus e fazendo Um Minuto de Silêncio, os alunos do AEPAA homenagearam a Terra, expressando Amor e Gratidão pelo planeta.
Como diz Cícero, "A gratidão não é apenas a maior das virtudes, mas a mãe de todas as outras."

A prof.ª bibliotecária Emília Lages