Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Agosto 2020 nº75 Ano XVI
Cabrito Estonado
Chef Hélio Loureiro é confrade de Honra

confraria.JPGO Chef de cozinha Hélio Loureiro é o novo confrade de honra da Confraria do Cabrito Estonado de Oleiros. A cerimónia de entronização decorreu durante o IV Capítulo da Confraria  realizado no dia 23 de junho, em Oleiros, onde entraram ainda quatro novos confrades.
O Capítulo juntou 41 confrarias de todo o país, num total de 160 pessoas. A cerimónia de entronização dos novos confrades teve lugar na Capela do Espírito Santo, em Oleiros e foi enriquecida por dois momentos de gaita- -de-foles, executados pelo músico João Vila, da Academia de Música de Coimbra.
Na sessão intervieram António Fernandes, juiz da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado; Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas; Filipe Rosa, em representação do Conselho Europeu de Confrarias; do chef Hélio Loureiro e de Paulo Urbano, vereador da Câmara Municipal de Oleiros.
Após a cerimónia, as confrarias presentes desfilaram pelas ruas da vila e tiraram uma fotografia conjunta para memória futura, no Jardim Municipal. O evento terminou com um almoço convívio onde não poderia faltar a especialidade de Oleiros.
Recorde-se que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado teve o seu I Capítulo em maio de 2016 e conta atualmente com 68 confrades. Esta organização agradece reconhecidamente a presença de todos neste IV Capítulo.