Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | agosto 2019 nº71 Ano XVI
América Latina e caraíbas
Embaixadores visitam Oleiros

embaixadores.JPGOleiros recebeu, nos passados dias 2 e 3 de junho, uma comitiva de embaixadores de seis países da América Latina. A visita de trabalho foi promovida pela Câmara de Oleiros, em parceria com o Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL). Participaram na iniciativa o presidente e secretário geral do IPDAL, Paulo Neves e Filipe Domingues; a embaixadora do Uruguai, Brigida Scaffo; a chefe de Missão Adjunta da Embaixada Peru, Carla Navarro; a embaixadora de Cuba, Mercedes Martínez; a embaixadora do Paraguai, María José Argaña; o embaixador do Chile, Pedro Pablo Díaz; e o conselheiro da Embaixada da Argentina, Rodolfo Lucero.
A presença da comitiva da América Latina e caraíbas permitiu o contacto com alguns empresários e deu a conhecer as potencialidades do concelho de Oleiros. Em nota de imprensa, a autarquia revela que o "primeiro dia foi dedicado à visita cultural, passando por alguns dos pontos mais característicos do concelho, com o acompanhamento técnico da geóloga da Naturtejo, Joana Rodrigues. Esta visita permitiu ainda dar a conhecer artesãos, tradições, música tradicional, produtos endógenos, gastronomia e naturalmente as gentes da nossa terra".
O segundo dia foi dedicado a um Fórum Empresarial que permitiu a apresentação destas seis economias aos empresários oleirenses, deixando em aberto a hipótese de conexão e de alianças bilaterais. O Município refere que "estabelecidos os contactos com os representantes das Embaixadas, ficou à disposição dos presentes todo o apoio especializado na internacionalização das suas empresas e a possibilidade de visitar estes países da América Latina, no sentido de identificar parceiros, clientes, fornecedores, distribuidores, bem como contactos institucionais relevantes. Além dos empresários oleirenses, foram ainda convidados a marcar presença neste Fórum, os presidentes de junta de freguesia e as instituições bancárias do concelho".
Paulo Neves, presidente do IPDAL, mostrou-se satisfeito com a visita. "Estamos encantados com este sítio fantástico, mas o melhor de tudo são as pessoas", disse na sessão solene. O presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge, apresentou os programas de apoio à natalidade, à educação, ao luto, à terceira idade, à habitação, entre muitos outros benefícios dos habitantes oleirenses.
Já Brigida Scaffo, embaixadora do Uruguai, agradeceu a receção calorosa e a autenticidade deste povo. Para a embaixadora, "Oleiros tem muita riqueza e muitos motivos para se orgulhar. Esta foi apenas a primeira etapa, e estou certa de que vamos voltar".
A comitiva teve ainda oportunidade de almoçar com empresários do concelho e de visitar as instalações dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, que foram fortemente elogiados pelos embaixadores pelos seus atos heroicos. A Pirotecnia Oleirense foi outro dos espaços visitados, tendo-lhes sido apresentada a dimensão da empresa.