Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | agosto 2019 nº71 Ano XVI
Conheça o programa
UHF na Feira do Pinhal

conferencia.JPGA banda portuguesa UHF vai ser a cabeça de cartaz da XIX edição da Feira do Pinhal. O evento, que decorre em Oleiros de 7 a 11 de agosto, foi apresentado em conferência de imprensa nos Paços do Concelho, no passado dia 28 de junho. A Feira será inaugurada pelo Secretário de Estado da Ciência e do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira e decorrerá num novo local.
Fernando Jorge, presidente da autarquia, anunciou aos jornalistas que "o novo local ainda é provisório, pois "o executivo está "a trabalhar para que no futuro a feira decorra na zona das festas de Santa Margarida".
No que respeita ao programa, estão garantidas as atuações, no dia inaugural, de Fernando Daniel, do Grupo de Bombos do Gaio (na inauguração, às 18H00), o acordeonista Abílio Alves (no palco raízes) e Miguel Agostinho (palco principal).
Na quinta-feira sobem ao palco Cláudia e os Minhotos Marotos (23H00), e Tiago Silva. Ao final da tarde realiza-se um espetáculo infantil através da Academia de Música de Coimbra e haverá animação de rua com o grupo Fanfarra.
A sexta-feira é o dia mais forte, com a atuação dos UHF, numa noite que depois vai prosseguir no recinto de festas de Santa Margarida, com os Dj's Merche Romero e Alex G. À tarde haverá animação de rua, com Estátuas Vivas e as atuações do Grupo de Danças e Cantares do Gaio e da Filarmónica Oleirense.
No fim-de-semana os destaques vão para a animação de rua com os Repórteres do Pinhal e a atuação do rancho de Oleiros (sábado) e do grupo Malabares de Fogo (domingo).
A Pirotecnia Oleirense realizará o espetáculo piromusical na madrugada de domingo para segunda-feira, dando início às comemorações do Dia do Concelho.
Paulo Urbano, vereador da cultura, apresentou o evento, lembrou que no dia do Concelho serão distinguidas algumas personalidades e serão assinados protocolos de execução com associações do concelho.
O Dia do Concelho terá ainda as atuações, no recinto de festas de Santa Margarida, de Artur e Márcia e do grupo Anjos. A noite terminará com a música da Dj Carolina Martinez.

966352_10151618745299722_2086030278_o.JPGCRIANÇAS os mais novos terão também uma programação que lhes é dedicada. Insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões ou a famosa mascote Pinhas, fazem as delícias da pequenada. Para além da existência de um carrossel, este ano, durante o fim-de-semana, dias 10 e 11 de agosto, a partir das 19 horas, uma pista de tratores espera por mini empresários florestais.
Outra novidade deste ano será o espetáculo "Isto é a Selva", do livro "Era uma vez..", da Academia de Música de Coimbra cujos temas originais foram trabalhados ao longo do ano letivo 2018/19 por aquela Academia de Música de Coimbra, no âmbito do projeto educativo "Vamos voar?", resultante de uma parceria com o Município de Oleiros. O guião do espetáculo aborda questões como a problemática ambiental ou a importância da floresta. Procurando captar a atenção de um público variado, com um programa que se pretende apelativo para todas as gerações, este é um evento com a classificação family friendly.

ECOLOGIA Depois de no ano passado se ter estreado como Eco Evento, assumindo os compromissos da gestão adequada de resíduos e da redução do impacto ambiental, a Feira do Pinhal prepara-se agora para abraçar um novo desafio com a implementação do Eco Copo. A ação pretende sensibilizar a população para novos hábitos de consumo, indo de encontro à nova lei comunitária que proibirá a venda de produtos de plástico de utilização única ("descartáveis") em toda a União Europeia a partir de 2021.
Assim, pelo recinto da Feira haverá pontos de venda de copos, assumida pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros (AHBVO), instituição que receberá a totalidade da receita gerada. Do mesmo modo, haverá pontos de lavagem de copos, de forma a permitir a reutilização dos mesmos.
Tal como no ano passado, haverá também pontos de reciclagem de resíduos. Recorde-se que na edição anterior, nos 5 dias de duração da Feira foram enviados para reciclagem 100 quilos de papel/cartão e 700 quilos de embalagens de plástico/metal, cuja receita resultante reverteu a favor da AHBVO.

Facebook Oficial