Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
De 6 a 9 de agosto
Feira tem estatuto nacional

DSCF1496.jpgA Feira do Pinhal já ganhou um estatuto nacional. Essa é a opinião do executivo de Oleiros, que apresentou o certame em conferência de Imprensa, no Hotel de Santa Margarida. O evento vai ser inaugurado pelo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto. E a presença daquele membro do Governo é vista como uma oportunidade pelo presidente da Câmara, o qual está empenhado em que se faça o cadastro florestal do concelho.

Na apresentação da Feira do Pinhal, Fernando Jorge referiu que o "certame vai ter um cunho mais diferenciado numa maior ligação ao território, em especial ao setor florestal. Por isso irão estar representadas muitas empresas dessa área".

Na mesma ocasião, Paulo Urbano, vereador da autarquia, destacou os 135 expositores oriundos de todo o país. "O setor florestal estará em destaque, com a presença de empresários e expositores", disse.

Uma das novidades da edição deste ano será o contrarrelógio individual da Volta a Portugal coincidir com a Feira. Por isso, no dia 9 o certame abrirá às 10H00 e haverá um programa em direto a partir de Oleiros. O início do contrarrelógio será feito às 14H30, junto ao recinto da feira.

Uma das novidades da edição deste ano é o modo como a feira está apresentada. O recinto foi repensado e a restauração terá uma nova área.

427662_261934637225852_4633.jpgRui veloso e pirotecnia

Para além da promoção dos produtos do concelho, a Feira do Pinhal tem ao longo das suas edições habituado os visitantes a um programa cultural intenso. A edição deste ano não foge à regra. Para além da Volta a Portugal em Bicicleta (dia 9), o evento terá como cabeça de cartaz Rui Veloso (dia 6).

O certame volta a apresentar também, em vários dias, a mostra das atividades musicais do concelho. No dia 7 atuam os artistas Adriana Lua e Miguel Agostinho. Um dia depois, na sexta-feira, será a vez de se realizar um espetáculo multimédia. Fernando Jorge sublinha a sua dimensão lembrando que irá fazer lembrar os espetáculos que se realizam nos parques Disney, com a atuação de uma orquestra, projeção de filmes e multimédia na fachada da Câmara, e claro está fogo de artifício.

Oleiros-Magazine.jpgJoão Paulo Ribeiro, da Pirotecnia Oleirense e da Lusopirotecnia, responsável pelo espetáculo, sublinha a dimensão do espetáculo e o facto de ser estreia mundial. "Será um espetáculo dedicado ao cinema com videomaping, orquestra ao vivo e pirotecnia. É uma estreia mundial, e depois de Oleiros irá ser feito noutros locais, como Viseu". A noite terminará com uma festa de dança, com vários DJ's.

O último dia da Feira (9) coincide com o primeiro das Festas de Santa Margarida e à noite atuam os FH5 e a Banda RED, já no recinto das festas.

No domingo a Filarmónica Oleirense fará um desfile pelas ruas da vila (16H00), haverá a concentração de fogaças (17H00), uma missa na Igreja Matriz (18H00), animação de rua (22H00) e a atuação de Miguel Agostinho (23H00) e de David Antunes & The Midnight Band (meia noite).

O Dia do Concelho começa com o espetáculo piromusical "Ritmos", a cargo da Pirotecnia Oleirense, na madrugada de domingo para segunda-feira. É precisamente no dia 11 de agosto que atuam os Azeitonas, no recinto das festas de Santa Margarida, encerrando assim as comemorações do Dia do Concelho.