ACICB e Município dinamizam economia
Sorteios no comércio local
A Câmara de Oleiros, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, estão a promover vários sorteios junto dos clientes do comércio tradicional do concelho. A iniciativa denominada “Oleiros Abraça o Comércio Local”, envolve 100 estabelecimentos aderentes, sendo que os últimos sorteios, de janeiro e de fevereiro, reuniram no total 115 mil senhas resultantes das compras efetuadas nos comércios e serviços aderentes.
Em cada sorteio foram entregues vales de compras com valores entre os 25 e os 200 euros, num total de 1500 euros, os quais têm que ser gastos junto dos comércios e serviços do concelho que aderiram a esta iniciativa.
Miguel Marques, presidente da autarquia, recorda, em nota enviada à nossa redação, que “com estes sorteios, e à semelhança com o de Natal, cumpre-se uma estratégia de economia circular que beneficia tanto consumidores como empresários dos vários setores do comércio, serviços e restauração. É interessante verificar que os prémios atribuídos abrangem todo o tipo de estabelecimentos, desde médias superfícies comerciais até pequenas mercearias de aldeia”.
Eugénio Alves, proprietário de um dos estabelecimentos mais antigos do Concelho, “O Lapacheiro” no Estreito, considera, na nota enviada ao Oleiros Magazine, que esta iniciativa “é inovadora” por criar benefícios para os comerciantes e clientes. A campanha apela para que as pessoas façam compras no comércio local e isso é importante para nós. Ainda por cima, como o valor do voucher tem de ser gasto na rede de estabelecimentos aderentes o dinheiro volta a entrar na economia local”.
Na mesma nota, Alexandra Batista, uma das vencedoras do sorteio, lembra que “nunca ganhou nada pelo que o prémio foi uma grande surpresa. Quando me ligaram da Câmara Municipal nem queria acreditar. O vale vai ajudar na compra de qualquer coisa para a nova casa da minha filha. Vem mesmo na hora certa”. O mesmo referiu Maria de Fátima Gonçalves. “Não tinha qualquer expectativa, nem fui consultar na lista publicada pela Câmara! Quando menos se espera, a sorte pode bater-nos à porta. Farei umas compras nas mercearias, irei abastecer o carro, é uma grande ajuda”.
Na aldeia de Cava, na freguesia da Madeirã, António Alves, proprietário do comércio com café e mercearia, também olha para estes sorteios como uma mais-valia para o negócio, até porque como salienta, há quem opte por ir às vilas e às cidades fazer as suas compras em vez de optarem pelos pequenos estabelecimentos. “O sorteio é vantajoso, pois é uma atração”.