Turismo
Fórum Oceano aprova Estação Náutica de Oleiros
O Fórum Oceano acaba de reconhecer Oleiros enquanto destino de turismo náutico de águas de interior. Com este reconhecimento, o concelho passa a integrar, através da sua Estação Náutica, a Rede de Estações Náuticas de Portugal (ENP).
Na justificação da sua decisão, o Fórum Oceano sublinha que “neste processo, é justo reconhecer o vosso empenho e a qualidade do trabalho apresentado, que resultou na construção de um dossier sólido, refletindo os compromissos e as bases para o desenvolvimento da vossa Estação Náutica”.
Recorde-se que a Câmara de Oleiros se candidatou para ver certificada a Estação Náutica de Oleiros (ENO). O processo, segundo a autarquia revela ao Oleiros Magazine, incluiu uma avaliação que envolveu a “análise dos documentos submetidos, os quais integram um dossier sólido que reflete os compromissos e as bases para o desenvolvimento da ENO.
A cerimónia pública de certificação da Estação Náutica de Oleiros decorreu, no passado dia 13 de março, durante a sessão nacional da "Rota Nautical Portugal", no stand da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, na BTL - Better Tourism Lisbon Travel Market, onde participaram o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e a secretária de Estado da Administração e Inovação Educativa, Maria Luísa Oliveira.
Dia dos rios
Entretanto, no âmbito da sua Estação Náutica, a autarquia de Oleiros assinalou, no passado dia 21 de março, uma ação pedagógica que assinalou o Dia Internacional da Ação sobre os Rios.
Esta iniciativa reuniu alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico de Estreito, Oleiros e Orvalho numa visita guiada à exposição “Rios de Portugal: Ribeira de Oleiros e Zêzere” e. em atividades de grupo sobre “Barragem Solidária”, “Cidade Envenenada” e “Rio Poluído”.
A iniciativa esteve também inserida na comemoração do Dia Internacional das Florestas e Dia Mundial da Árvore.