Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Abril 2025 nº94 Ano XXIV
CLDS “Raízes”
À procura das tradições ‘Perdidas’ no concelho

Clds 5GA equipa do CLDS 5G “Raízes”, em Oleiros, tem no terreno um projeto que visa recuperar lendas e tradições antigas do Concelho de Oleiros. O objetivo é conversar com pessoas mais velhas para que possam ser recolhidas histórias, memórias, lendas e costumes ancestrais.

Ana Catarina Lopes é a coordenadora do CLDS e justifica, em nota enviada ao Oleiros Magazine, que o projeto “Património e Memória” se encontra no terreno. “O nosso propósito é primeiro ouvir as pessoas, depois iniciar a fase de filmagens para que fique registado este património que as pessoas mais idosas ainda nos podem transmitir”, diz.

Uma das tradições quase esquecidas está relacionada com a produção de linho no concelho. Ana Catarina Lopes fala na cantiga “A Fiandeira”, que as senhoras do Estreito relataram. “Cultivava-se o linho para depois ser tratado num longo processo. Ao serão ou à tardinha, trabalhava-se nos teares e cantavam-se estas músicas que felizmente algumas pessoas ainda se lembram”, refere.

Clds 5G 1A recolha já foi feita em diferentes localidades como  Orvalho, Foz do Giraldo, Sobral e Cambas. E foi na freguesia banhada pelo Rio Zêzere, que surgiram muitas histórias relacionadas com a travessia do rio, numa altura em que não havia pontes. “As pessoas recordam-se do barqueiro ou da elevada subida do rio”, lembra, na mesma nota, a técnica Vera Oliveira.

Além do projeto “Património e Memória”, está também em curso um outro (Seniores sem Limites). Neste o objetivo é a promoção de atividades de raciocínio lógico, estimulando o desenvolvimento cognitivo e a agilidade mental dos participantes. Ana Garcia, técnica do CLDS, sublinha a elevada adesão. “Os nossos idosos aderem muita bem às atividades, existe uma ligação muito grande com os técnicos do CLDS 5G Oleiros que há muito desenvolvem nas freguesias este projeto, pelo que tudo se torna mais fácil e até divertido”.

De referir que o CLDS 5G “Raízes” Oleiros enquadra-se no Programa Temático Demografia, Qualificação e Inclusão (PESSOAS 2030), do Portugal 2030 e destina-se a promover o envelhecimento ativo, a promoção da inclusão social e a capacitação da comunidade em geral.