Associação Nacional de Gerontologia Social
Concelho distinguido com Bandeira de Mérito Social
O concelho de Oleiros acaba de ser distinguido pela Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES) com a Bandeira de Mérito Social. Este galardão é um dos mais prestigiados atribuídos em Portugal no setor social.
O galardão foi entregue, no passado dia 25 de março, durante a Gala de Mérito Social, realizada em Oliveira do Bairro, onde marcou presença o presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques.
O prémio reconheceu diferentes medidas adoptadas pela Câmara de Oleiros no domínio da ação social, casos dos apoios “ao nascimento e à 1.ª infância – incentivo à natalidade e adoção, com atribuição de 5 000 euros a utilizar no comércio local; à fixação de residência – incentivo à criação de habitação própria, com um apoio financeiro no valor de 5 000 euros; ao Luto; Unidade Móvel de Saúde; e o Projeto CuidAdor – iniciativa que promove o autocuidado e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência, doentes acamados e dos seus cuidadores informais”.
A Bandeira de Mérito Social é atribuída, desde 2022, por proposta do Conselho Consultivo da ANGES a instituições que se destaquem na promoção do bem-estar e do desenvolvimento social, através de práticas que contribuam para reduzir a vulnerabilidade, a pobreza e situações de necessidade em indivíduos ou comunidades.