Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Há 10 anos viviam ali apenas dois habitantes
Caneiros, a aldeia que renasceu

Caneiros RenasceuHá pouco mais de 10 anos, viviam apenas duas pessoas, nos Caneiros, uma aldeia anexa da Freguesia de Cambas. Mas o lugar que parecia condenado a ficar vazio, tem hoje sete moradores em permanência e ao longo do ano são muitos os emigrantes que ali regressam para usufruir da tranquilidade que a aldeia proporciona.
Este aumento de população é ainda alavancado com os convívios que trimestralmente ali se realizam e que a Casa de Convívio acolhe. São momentos de reencontros e determinação que têm permitido à aldeia fugir ao destino que parecia traçado.
Esta mudança tem sido acompanhada pela Junta de Freguesia de Cambas que, fruto do crescimento registado, tem procedido à realização de obras de melhoramentos na aldeia. Exemplos disso são os estradões de proteção da aldeia contra o fogo florestal, o alargamento da rede elétrica pública, a melhoria de Caneiros Convivioacessos a casas, a abertura de novas ruas ou a colocação de estruturas de segurança em diferentes artérias.
A caminho da Casa de Convívio foi construída uma escadaria, local de reencontros nas noites de verão. E se da parte da Junta e da Câmara de Oleiros tem existido o apoio necessário, da parte da população também se registam novas construções ou recuperações de casas, o que é visto como um renascimento da aldeia.
A própria capela também reabriu portas para a celebração da Missa em Honra da padroeira, a Nossa Senhora da Conceição. E apesar da festa anual já não se realizar, a aldeia não deixa de organizar, através da Casa de Convívio, alguns jantares de confraternização.