Gestão de combustíveis
Pinhal garante máquina autónoma para a floresta
A Associação de Desenvolvimento Pinhal Maior acaba de adquirir uma máquina de funcionamento autónomo (sem condutor) para a gestão e intervenção nos combustíveis florestais.
O novo equipamento vai prestar apoio aos concelhos que compõem aquela associação. A demonstração do funcionamento da máquina, que possui um sistema inteligente para operar autonomamente em limpezas florestais e gestão de combustíveis, foi feita na última semana numa propriedade localizada em Lontreira, na freguesia de Oleiros-Amieira.
A sua utilização tem como objetivo principal “diminuir o risco de incêndio que tende a aumentar com a subida das temperaturas”. Este projeto teve a parceria da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial da Universidade de Coimbra (ADAI) e do SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta.
Na demonstração marcaram presença o vice-presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques, autarcas das juntas de Freguesia, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, representantes do Serviço Municipal de Proteção Civil e um representante da Associação de Produtores Florestais de Alvelos e Muradal (APFAM).