No dia da cidade
Castelo Branco atribui medalha de ouro a Fernando Marques Jorge
A Câmara de Castelo Branco distinguiu, por ocasião dos 252 anos de elevação a cidade, a medalha de ouro a Fernando Marques Jorge, médico e empresário, que está no seu terceiro mandato enquanto presidente da Câmara de Oleiros.
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara albicastrense, disse na sessão solene, que Fernando Jorge foi “pioneiro na disponibilização à população dos mais variados meios de diagnóstico na área da saúde, tendo um papel preponderante na criação de postos de trabalho e no desenvolvimento da economia do concelho”.
O autarca lembraria ainda que Fernando Jorge “deixou a sua marca profissional como chefe de equipa de Urgência Geral do Hospital de Castelo Branco e como professor de Saúde e Socorrismo no Liceu Passos Manuel, em Lisboa”.
A medalha de ouro é a mais alta distinção entregue pela Câmara de Castelo Branco e foi entregue como reconhecimento pelos investimentos efetuados na área da saúde, iniciados quando o Hospital de Castelo Branco não dispunha dos serviços “que Fernando Jorge veio a implementar. Com isso e ao longo destes anos evitou que muitos utentes tivessem de fazer quilómetros até outras cidades para fazer exames. Esta homenagem é relativa ainda à liderança que teve em muitas Instituições de Solidariedade Social, Desportivas e Culturais”, destacou Leopoldo Rodrigues.
Emocionado com a distinção, Fernando Jorge agradeceu a distinção. “Se algum sucesso tive na vida, devo-o a todos os colegas que me acompanharam ao longo de mais de 40 anos de atividade médica, e à minha esposa”, disse.
Na cerimónia, em que estiveram presentes o vice-presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques, o vereador Paulo Urbano e outras personalidades do Concelho, como o ex-presidente José Marques, foram também distinguidos com a medalha de ouro o médico Vieira Pires (ex-presidente da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco), o serviço de Nefrologia do Hospital Amato Lusitano (representado pelo seu diretor, o médico Ernesto Rocha, e pela restante equipa), a professora Maria da Graça Frade, atual presidente da Casa da Infância e Juventude, e a cidade de Manchester.