Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Março 2024 nº90 Ano XXII
Opinião
A escalada

InesMartins.JPGAo pensarmos em escalada, entendida como atividade desportiva com subida de superfícies verticais ou muito íngremes, associamos sempre a noção de superação que lhe é inerente. A ideia de elevação, fazer melhor e vencer estão implícitas num desafio como este.
Como é reconhecido, o concelho de Oleiros tem condições únicas para a prática desta modalidade. Se a este facto juntarmos a possibilidade de praticar desporto sob fósseis marinhos ou com paisagens deslumbrantes e a perder de vista, temos uma experiência claramente ganha.
Vivemos os últimos dois anos em suspenso, na esperança de que no final da pandemia tudo iria ficar bem ou ainda melhor… Inacreditavelmente, o mundo enfrenta atualmente novos e terríveis desafios que a todos inquietam. O termo escalada está hoje na ordem do dia pelas piores razões. É a escalada da intolerância que leva ao ódio e vira tantas vidas do avesso.
Todos somos abalados pelas imagens que nos chegam diariamente. A humanidade – saída de uma pandemia de vários anos – começa a dar sinais de saturação. Tenhamos o bom senso e a elevação de almejarmos a superação e procurarmos sempre a tolerância e o diálogo, numa escalada pela positiva que nos valorize a todos, enquanto humanidade.

Inês Martins