Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Abril 2022 nº81 Ano XVIII
Tradições
Tecer ao vivo em Oleiros

Carminda LinhoCarmina Afonso Alves, tecedeira de Vale do Souto, dá vida à Galeria das Devesas Altas, em Oleiros. Todos os domingos o tear volta a funcionar sob a mestria de Carmina Alves, que enriquece com o seu trabalho a exposição “Tecer tradições: do Linho, à Renda e ao Bordado”, patente naquele espaço até 30 de abril.
A mostra apresenta as várias fases de transformação da fibra do linho, os processos artesanais e as tecnologias de transformação desta arte que, durante séculos, fez parte da economia doméstica de muitas famílias das freguesias de Oleiros.
Um dos destaques da exposição diz respeito ao vestido com casaco feminino, ambos em linho, executados pelas mãos de Carmina Afonso.
A mostra conta com vários elementos interpretativos e de forma a torná-la ainda mais autêntica, os visitantes poderão assistir a sessões de tecelagem ao vivo, aos domingos, das 11:00h às 13:00h e das 14:00h às 16:00h. Para além dos trabalhos em linho, serão ainda exibidos bordados (como o Bordado de Castelo Branco) e rendas (onde se destaca o Macramé).