Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Abril 2022 nº81 Ano XVIII
Semana Santa em Oleiros
A fé cristã em muitas atividades

Pascoa Oleiros1A Semana Santa em Oleiros é um património importante para Oleiros, não só de fé, mas também de promoção do concelho ao nível turístico e económico. Com diferentes momentos, a Semana Santa começou no passado dia 2 de abril, com as Solenidades dos Passos.
Foi o começo de uma jornada que só termina no domingo de Páscoa, a 17 de abril.
No primeiro fim de semana, no dia 3, realizou-se a celebração do Senhor dos Passos, com eucaristia seguida de procissão.
A Semana Santa, em Oleiros, tem um conjunto de rituais muito acarinhados pela população. No 10 de abril celebra-se o Domingo de Ramos, com a benção dos ramos, a eucaristia e a entrega da renúncia quaresmal.
Aqueles dois momentos estão integrados nas chamadas Solenidades dos Passos, cujo encerramento decorre a 13 de abril, com o regresso da imagem do Senhor dos Passos à sua capela.
A benção dos Santos Óleos pelo Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias, às 10H00, na Sé albicastrense marca o início da Quinta-Feira Santa. Um dia que terá ainda a chamada Ceia do Senhor e a trasladação do Santíssimo Sacreamento. Segue-se a procissão dos Fogaréus e a adoração do Santíssimo.
A Via Sacra marca a Sexta-Feira Santa. Com início às 15H00, conta com a participação de todos os movimentos paroquiais. Para as 18H00 está prevista a celebração da Paixão do Senhor, com a adoração da Cruz e Comunhão, seguindo-se a procissão do Enterro do Senhor.
O sábado é dedicado à vigília pascal (a partir das 22H00), com as liturgias da luz, da palavra, batismal e eucarística.
No domingo de Páscoa, pelas 10H30, decorre a procissão da ressurreição e eucaristia pascal.