Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Directora: Daniela Silva | Periodicidade: Trimestral | Abril 2020 nº74 Ano XV
Covid-19 no concelho: Presidente esclarece população
fernando-jorge-psd-oleiros (4) copy.jpgO presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge, escreveu, no passado dia 17 de junho, uma carta à população sobre os casos de Covid-19 detetados no Orvalho. O também médico utilizou a página de internet do Município para sublinhar que "todas as pessoas cujo resultado deu positivo encontram-se bem e sob vigilância da autoridade de saúde pública, devendo fazer o confinamento na sua casa no Orvalho ou na de Lisboa, não contactando com ninguém até os resultados laboratoriais darem negativos".
Fica, na íntegra, a carta dirigida à população:
"O coronavirus veio mudar hábitos, costumes, atitudes e rotinas e dele devemos retirar acima de tudo, o quanto é bom viver e viver sem ódios, rancores ou desesperos. Devemos viver a vida intensamente colocando de lado o supérfluo, a intriga e o mal-dizer mas valorizando o essencial.Vem isto a propósito duma família oriunda do Orvalho, vivendo actualmente em Lisboa, que nos feriados de Junho se deslocou à sua querida terra Natal. Sem o saberem estavam infectados pelo COVID-19. Já no Orvalho um elemento da família adoeceu. Deslocou-se ao Centro de Saúde onde foi observada pelo médico que lhe pediu a análise para o coronavirus. Feito o teste o resultado deu positivo. Os Serviços de Saúde Pública Concelhios, o Município de Oleiros e a Junta de Freguesia do Orvalho de imediato tomaram medidas preventivas levando ao confinamento de todos os elementos desta família e das pessoas que com elas contactaram. Concomitantemente providenciou-se a realização de testes para todas estas pessoas que ficaram confinadas. Os resultados chegaram no dia seguinte confirmando que todas as pessoas dessa família que se deslocaram no mesmo carro estavam contaminadas, no total de quatro, mais uma pessoa residente no nosso Concelho que com elas tinha convivido. Todos os outros testados deram negativo.
Ainda assim, a Junta de Freguesia do Orvalho fez uma extensa lista de hipotéticos contactos incluindo também munícipes que trabalham em locais públicos como cafés, restaurantes, lojas, etc, que vão esta semana também realizar o teste para o COVID-19.
Diga-se que, todas as pessoas cujo resultado deu positivo encontram-se bem e sob vigilância da autoridade de saúde pública, devendo fazer o confinamento na sua casa no Orvalho ou na de Lisboa, não contactando com ninguém até os resultados laboratoriais darem negativos.
Este esclarecimento que faço às nossas gentes tem dois objectivos, o primeiro informar da realidade da situação actual e segundo alertar todos que devem manter o distanciamento social, utilizar máscaras, lavar frequentemente as mãos e não as levar à cara ou aos olhos e SOBRETUDO ter um cuidado acrescido quando estivermos próximos de conterrâneos que nos visitem ou venham passar férias ou de desconhecidos que venham visitar o nosso Concelho. Todos eles são bem-vindos, mas devem cumprir as normas da Direcção Geral da Saúde e nós devemos ter um cuidado redobrado.

Muito Obrigado, um Abraço amigo para todos,

Fernando M. Jorge"