Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Newsletter

FacebookTwitter
Jornal do Concelho de Oleiros | Francisco Carrega | Periodicidade: Trimestral | Novembro 2024 nº92 Ano XXIII
Festival gastronómico está a decorrer
Festival gastronómico está a decorrer

A 3.ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho que se realiza nos fins-de-semana de 16 e 17 e de 23 e 24 de Abril, em 6 restaurantes aderentes, em Oleiros, começa a ganhar fama além fronteiras. Em destaque está o Cabrito Estonado de Oleiros, que a autarquia candidatou ao concurso 7 Maravilhas da Gastronomia e uma emblemática especialidade que enriquece o património gastronómico da Beira Baixa.

Cabrito Estonado

Esta é uma iguaria única que obedece a rigorosas técnicas de confecção para manter a sua especificidade, assim como a certas normas de degustação para garantir os elevados patamares de qualidade que a caracterizam. Deste modo, por recomendação dos restaurantes aderentes, sugere-se que efectue marcação prévia para que possa ser servido um cabrito assado, a sair do forno, com a pele estaladiça e a carne bastante suculenta.

Durante os dois fins-de-semana, os restaurantes de Oleiros abrem as suas portas e revelam os mais inspirados sabores do Pinhal.

Nestes dias, o genuíno Cabrito Estonado e o Maranho são reis e os 6 restaurantes: Casa Peixoto - 272 682 250; Ideal - 272 682 350; Maria Pinha - 934 321 282; Regional - 272 682 309, Prontinho - 272 682 338 e Slide (Ponte de Cambas) - 965 720 287, estão à sua espera.

Entretanto, o Município de Oleiros acaba de lançar a campanha de divulgação "Cabrito Estondado - Especialidade de Oleiros", com o intuito de afirmar este prodígio gastronómico como riqueza patrimonial de Oleiros e da Beira Interior em geral. Recorde-se que este prato, com origem e forte enraizamento nos hábitos alimentares do concelho, estando o seu consumo associado a épocas festivas, tem representado a região nas mais variadas ocasiões.

Refira-se por exemplo a colecção de 12 selos dos CTT, na qual o Cabrito Estonado de Oleiros foi o digno representante da Beira Baixa, ou a selecção de 10 bens gastronómicos portugueses dignos de valor, na qual se incluía a especialidade oleirense, assim como os maranhos, confeccionados em todo o território do Pinhal Interior (Sul e Norte).

Chef´s rendidos

O Cabrito Estonado de Oleiros parece ter cativado alguns dos principais chef's de cozinha nacionais. Depois do Hotel Carlton Palace, o chef Henrique Mouro volta a promover este "magnífico prato", durante o mês de Abril, no seu sofisticado restaurante Assinatura", em Lisboa. Segundo o chef, este é um "prato único, especial, desta época e com forte ligação à Páscoa". Recorde-se que Henrique Mouro, quando questionado num artigo da autoria do chef Avillez sobre a maior extravagância gourmet que já havia confeccionado, referiu que o prato mais genial que havia confeccionado, pela genialidade na confecção e pelo resultado final, tinha sido um Cabrito Estonado de Oleiros.

IM